Números comprovam que Cruzeiro não tem nada de “pai do Grêmio”
Grêmio e Cruzeiro se enfrentam na noite desta quarta-feira (10), às 18h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em toda a história do confronto, essa será a 85ª partida entre os adversários, com uma leve vantagem do clube mineiro em relação ao Tricolor Gaúcho.
Desse total de 85 jogos, 59 deles aconteceram no Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, o Cruzeiro tem 24 vitórias, contra 20 do Grêmio, além de 15 empates. No ano passado, as equipes se enfrentaram duas vezes no torneio, com uma vitória para cada lado: 3 a 0 para os gaúchos em Porto Alegre e 1 a 0 para os mineiros em Belo Horizonte.
Já no retrospecto geral do confronto, o Cruzeiro também leva uma pequena vantagem. São 35 vitórias da Raposa contra 27 do Grêmio, além de 22 empates. No entanto, nas últimas partidas o Tricolor Gaúcho tem levado a melhor, com dois triunfos em três jogos disputados.
Cruzeiro leva vantagem sobre o Grêmio na história
A maior goleada do duelo pertence ao Cruzeiro. No dia 10 de outubro de 1990, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, a equipe celeste não tomou conhecimento dos gremistas e venceu pelo placar de 4 a 0, com direito a festa da torcida no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Já no lado do Grêmio, há duas vitórias por 4 a 1 na história contra a Raposa. A primeira aconteceu no dia 2 de agosto de 2009, enquanto a segunda foi no dia 8 de setembro de 2019. Ambos os confrontos foram realizados na Série A do Campeonato Brasileiro.